Stardew Valley
Eu estava passando por uma fase um tanto conturbada quando Stardew Valley apareceu na minha vida. Acho a arte em pixel uma das coisas mais incríveis que já vi e estava procurando por um jogo com essa estética. Depois de ler recomendações e concluir que SV poderia ser o jogo que me faria pensar em qualquer outra coisa – e, talvez, traria um pouco de paz e alguma diversão – efetuei a compra.
Me lembro de estar nervosa quando o jogo começou. Isso porque Stardew Valley foi, oficialmente, a porta de entrada para mim no mundo dos games. Antes dele, minha aventura por essas terras distantes se limitava a uma vaga lembrança da infância e começo da adolescência quando tive um contato limitado com jogos virtuais. Meses antes de começar SV, muito corajosa, tentei jogar Tomb Raider, mas a agonia causada pelas mortes no jogo me deixaram mais deprimida ainda.
Não, eu não precisava que as minhas horas de lazer fossem cheias de aflição, frustração e tristeza. Eu precisava de conforto, sorrisos e coisas fofas.
Entra Stardew Valley…
Stardew Valley é um jogo de simulação de fazenda desenvolvido completamente por uma só pessoa: ConcernedApe. Lançado em 2016, SV logo se tornou um dos jogos indie mais populares de todos os tempos, com milhões de cópias vendidas.
O jogo coloca você na pele de um personagem cansado da vida na cidade (eu, desesperadamente querendo minha casa no mato), que herdou uma fazenda antiga de seu avô. O objetivo é cuidar da fazenda, cultivar plantas, cuidar de animais, pescar, se envolver com a comunidade local para construir uma vida feliz e satisfatória na pequena vila de Pelican Town.
O que torna Stardew Valley tão atraente é sua mistura única de elementos de simulação de fazenda, RPG e jogos de aventura. O jogo permite que você personalize sua fazenda, decore sua casa, escolha o que cultivar, como gastar seu tempo e como se envolver com os personagens da vila. Além disso, o jogo oferece uma série de tarefas e desafios para completar, incluindo caçar monstros, encontrar tesouros escondidos e se envolver em relacionamentos amorosos.
Mas o que mais me encantou em Stardew Valley foi sua beleza e simplicidade. O jogo apresenta gráficos coloridos e charmosos, acompanhados por uma trilha sonora relaxante e envolvente. O ritmo do jogo é lento e calmo, perfeito para relaxar e desfrutar cada momento.
Em suma, Stardew Valley é um jogo envolvente e cativante que oferece horas de diversão e satisfação. Se você está procurando um jogo que combina simulação de fazenda, RPG, jogos de aventura e não descarta o elemento “fofice”, deve dar uma chance para Stardew Valley.
Eu já completei mais de 400 horas de jogo, comecei do zero outra fazenda e agora estou contemplando a ideia de jogar a versão Expanded. AH, tem mais isso, SV possui uma lista imensa de mods que você pode usar para jogar o mesmo jogo de formas diferentes.
Stardew Valley me salvou do tédio e tristeza crescente em minha vida. Fiquei tão viciada que por cerca de seis meses não fiz mais nada além de jogar SV. Eu acordava pensando no jogo, dormia planejando o que faria no dia seguinte na fazenda (onde contruir o galinheiro ou o celeiro, onde plantar os morangos…) e chegava a sonhar com aquela vida charmosa, tranquila e feliz que contruí para mim em Pelican Town.
Em algum momento, estava certa, meu ritmo de jogatina precisaria diminuir, mas estava tão feliz com todas as descobertas que fazia, os mistérios que desvendava, os segredos dos personagens que descobria… que não ousei acabar com a minha diversão e paz de espírito. Eu bebi até a última gota de felicidade que o jogo me trouxe, me embriaguei naquela alegria e festejei cada minuto jogado sem culpa nenhuma. Porque, às vezes, tudo que a gente precisa é ser feliz. E eu precisava ser feliz naqueles dias.
Além disso, existe uma comunidade incrível de pessoas que amam SV na internet e o auge dessa aventura para mim foi ter encontrado streamers maravilhosos na twitch transmitindo SV e poder jogar com eles em tempo real (não só come eles, mas com todas as outras pessoas online naquele momento, mesmo que indiretamente através do chat). Ou seja, SV não só me trouxe momentos de extrema felicidade, como também me apresentou para o mundo dos streamers e seus seguidores na twich que compartilhavam de um mesmo amor que eu naquele momento. O que, na minha vida, é extremamente raro. Então, eu aproveitei a oportunidade. Era o mínimo que poderia fazer por mim mesma.